Grade Curricular do Curso de Formação de Analistas Reichianos

  • Ano I | 1º semestre > 48 h

    Introdução ao pensamento de Wilhelm Reich

    Análise do Caráter I

  • Ano I | 2º semestre > 48h

    Análise do Caráter II

    Vegetoterapia I

  • Ano II | 3º semestre > 48h

    Análise do caráter III

    Vegetoterapia II

  • Ano II | 4º semestre > 48h

    Orgonomia

    Seminários

  • Ano III | 5º semestre > 48h

    Orgonoterapia

    Processos Clínicos

Regimento do IFP-Reich

Disciplinas Obrigatórias

  • Introdução ao Pensamento de Wilhelm Reich

    Objetivo:
    • Saber contexualizar os momentos históricos e a obra e pensamento de W.Reich;
    • Conhecer a produção teórico-metodlológica de W.Reich;
    • Identificar os campos do conhecimento.

    Ementa:

    Contextualização

    do momento histórico, filosófico e cultural da Europa. O início da produção teórica de W.Reich: a sexologia e o encontro com a Psicanálise. A Teoria do Orgasmo. O contexto histórico, filosófico e cultural de Reich nos Estados Unidos da América. A mudança de paradigma: da Vegetoterapia a Orgonomia.

    Programa do curso:

    1. Contextualização do momento histórico, filosófico e cultural da Europa.

    2. As preocupações sexológicas, o encontro com a psicanálise e os primeiros escritos. A função do orgasmo no prognóstico terapêutico e na vida em geral.

    3. As políticas sexuais: a visão revolucionária de W.Reich (SEXPOL).

    4. Desenvolvimento da prática clínica: a análise do caráter, a formação, a tipologia e a dinâmica caracterial . Estudo de casos clínicos de W.Reich.

    5. O contexto histórico, filosófico e cultural de Reich nos EUA.

    6. Introdução do neuro-vegetativo e a valorização do energético.

    7. Orgonomia, Orgonoterapia e Experimentos orgonômicos.

    8. Reich: atualizações e perspectivas.

  • Análise do Caráter I

    Objetivo:
    • Compreender as diferentes conceituações de caráter;
    • Identificar a dinâmica caracterial;
    • Introduzir o aluno no manejo da transferência e a contra-transferência.

    Ementa: Definição do conceito de caráter em Reich. Fatores do processo de diferenciação: caráter genital e caráter neurótico. A análise do caráter: a necessidade de repensar elementos da técnica psicanalítica. Problemas da técnica, o ponto de vista econômico, análise sistemática das resistências, transferência negativa latente.

    Programa do curso:

    1. Desenvolvimento da prática clínica.

    2. Os primeiros esboços psicanalíticos a respeito do caráter (Freud, Adler, Abraham etc).

    3. O conceito de caráter em Reich.

    4. Conceito de caráter, sua formação e a dinâmica caracterial.

    5. Caráter genital e caráter neurótico.

    6. A técnica da análise do caráter.

    7. A barreira narcísica. A transferência na técnica do caráter. O trabalho com a transferência negativa latente. Sublimação, formação reativa e base de reação neurótica.

  • Análise do Caráter II

    Objetivo:
    • Diferenciar as dinâmicas caracteriais;
    • Diagnosticar e diferenciar o caráter principal dos traços de caráter secundários.

    Ementa: Tipologia do caráter. Contato psíquico e corrente vegetativa.

    Programa do curso:

    1. Fobia infantil e a formação do caráter.

    2. Os tipos de caráter descritos por Reich:

    – Passivo-feminino

    – Histérico.

    – Compulsivo.

    – Fálico-narcisista.

    – Masoquista.

     

    3. Estudo de casos clínicos.

    4. A cisão esquizofrênica.

    5. Contato psíquico e correntes vegetativas.

  • Vegetoterapia I (função do orgasmo)

    Objetivo:
    • Compreender os conceitos básicos da vegetoterapia;
    • Identificar os segmentos corporais instituídos por W. Reich;
    • Relacionar o conceito de couraça biofísica com o movimento plasmático;
    • Manejar os princípios técnicos da respiração na vegetoterapia.

    Ementa: Estudos de sexologia e a Teoria do Orgasmo. Introdução à vegetoterapia e às pesquisas biofísicas.

    Programa do curso:

    1. A função do orgasmo na sua correlação com a saúde do organismo.

    2. A potência e a impotência orgástica.

    3. A angústia e o reflexo do orgasmo.

    4. A fórmula do orgasmo e sua relação com a prevenção das neurores.

    5. As políticas sexuais: a visão revolucionária de W. Reich (SEXPOL).

    6. A couraça biofísica. O conceito de contato. A disposição segmentar. O pulsar biológico: contração e expansão.

    7. O sistema nervoso autônomo: parassimpático e simpático. As correntes vegetativas: o desfazer das couraças. O movimento plasmático: sensação e emoção.

    8. A descrição biofísica das emoções. Os princípios técnicos da vegetoterapia. A respiração e sua importância terapêutica. Estudos de . 9. casos.

    9. O período de pesquisas na Noruega e EUA.

  • Análise do Caráter III

    Objetivo:
    • Diferenciar defesa do ego e de defesa do Id;
    • Compreender a relação entre caráter e couraça;
    • Reconhecer a relação entre o movimento plasmático e as expressões emocionais.

    Ementa: Ego/Id e o caráter. O entrelaçamento das forças defensivas. Dinâmica do caráter e dinâmica da couraça muscular. Unidade funcional soma-psiquê.

    Programa do curso:

    1. Conflito entre pulsão e mundo exterior.

    2. O Ego e o Id e sua articulação com o caráter.

    3. Diferença da interpretação da defesa do ego e a defesa do Id.

    4. O entrelaçamento das forças defensivas.

    5. Incapacidade orgástica e contato substitutivo.

    6. Defesa de caráter e couraça muscular (prazer, angústia, raiva e couraça).

    7. Movimento expressivo plasmático e expressão emocional.

  • Vegetoterapia II (O manejo das intervenções corporais)

    Objetivo:
    • Operacionalizar a dissolução da couraça: o acirramento e o abrandamento;
    • Conhecer as diversas técnicas para cada segmento corporal;
    • Integrar as técnicas da análise do caráter e da vegetoterapia.
    • Compreender a intervenção psicorporal na couraça muscular;
    • Diferenciar o conceito intervenção clínica corporal reichiana de massagem;
    • Manejar as técnicas do trabalho psicorporal nos sete segmentos.

    Ementa: As ações clínicas de intervenção corporal. Parâmetros norteadores da teoria e dos experimentos clínicos. Estudos de casos. A prática do trabalho psicorporal na couraça muscular.

    Programa do curso:

    1. As estratégias de ação clínica.

    2. A abordagem emocional e a abordagem mecânica.

    3. A dinâmica do acirramento e do abrandamento das couraças biofísicas. As diversas técnicas de ação para cada segmento corporal.

    4. Ações e técnicas integrativas da análise do caráter e da vegetoterapia.

    5. Consolidar os conceitos de contato, campo energético, e sensação de órgão na prática psicoterapêutica.

    6. Diferenciar o conceito intervenção clínica corporal reichiana de massagem.

    7. Contato psíquico e corrente vegetativa. A linguagem expressiva do vivo.

    8. O desenvolvimento da técnica de intervenção na couraça muscular. A relação corporal terapeuta/paciente.

    9. O trabalho psicorporal nos sete segmentos.

  • Orgonomia I (funcionalismo orgonômico)

    Objetivo:
    • Compreender os principais conceitos e a metodologia do pensamento funcional orgonômico e da orgonomia.

    Ementa: Corpo e corpo representado. Metafísica e metapsicologia. Pulsão, libido e os conceitos de força e energia. Função do orgasmo. Bíons e biogênese. O acumulador orgônico. Abordagem qualitativa e a analogia como pertencendo ao pensamento científico. Pensamento funcional e funcionalismo orgonômico. Ciência contemporânea.

    Programa do curso:

    Introdução à orgonomia

    1. Corpo e realidade psíquica

    2. Metapsicologia e princípio energético- econômico em Freud e Reich. O conceito de energia. O dualismo freudiano

    3. O problema corpo- mente. Unidade Funcional soma-psiquê.

    4. Função do orgasmo, bíons e biogênese.O acumulador orgônico.

    5. Correntes Vegetativas ,PFC(princípio funcional comum), e a lógica da unidade antitético- complementar

    6. Pensamento científico, a analogia e o qualitativo: exame crítico da suficiência do referencial materialista-mecanicista.

    7. Pensamento funcional e funcionalismo orgonômico.

    8. Ciência contemporânea e a perspectiva holística: Caos determinista, Sistemas auto-organizados, recursividade, complexidade, não-localidade e mecânica quântica.

    9. Orgonomia e o pensar a clínica.

  • Seminários

    Objetivo:
    • Atender as demandas do conhecimento reichiano da atualidade, com a apresentação de seminários temáticos previamente escolhidos no decorrer do semestre em que a disciplina for oferecida.

    Ementa: Interesses múltiplos relacionados à clínica e ao pensamento de Wilhelm Reich, em consonância com as emergentes complexidades sociais, econômicas e sexuais que forjam a nossa sociedade.

    Programa do curso:

    Serão 06 (seis) seminários por semestre.

  • Orgonoterapia

    Objetivo:
    • Compreender a designação orgonoterapia, em substituição à vegetoterapia;
    • Operacionalizar os conceitos orgonômicos no trabalho clínico.
    • Compreender os conceitos de orgasmo, bons e biogênese para a Orgonomia;
    • Entender o funcionamento dos aparelhos orgonômicos desenvolvidos por W. Reich;
    • Compreender o pensamento funcional;
    • Operacionalizar na clínica os conhecimentos adquiridos em Orgonomia.

    Ementa: Vida emocional e identidade funcional. Função do orgasmo e correntes vegetativas. Desenvolvimento crânio -caudal e dinâmica do orgonome (itálico). Análise do caráter, vegetoterapia, imitação plasmática e contato de campo. Transferência e contra- transferência na orgonoterapia.

    Programa do curso:

    1. Identidade entre funções emocionais e processos energéticos.

    2. Excitação plasmática, motilidade espontânea como princípio funcional do vivo.

    3. Orgonoterapia e análise do caráter.

    4. Orgonoterapia e vegetoterapia.

    5. “Orgonome: a forma do movimento e a função do movimento da energia.

    6. Transferência e contra-transferência na orgonoterapia.

  • Processos Clínicos

    Objetivo:
    • Contribuir para uma discussão dos Processos Clínicos no âmbito da Análise Reichiana.

    Ementa: Primeiras Entrevistas; Desenvolvimento da Terapia e o Processo de Alta.

    Programa do curso:

    1. Contato Inicial entre Paciente e Terapeuta

    2. Contrato

    3. Avaliação

    4. Intervenções verbais e Intervenções Corporais Indiretas

    5. Término da Terapia